segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Canal Verde agiliza fiscalização do transporte de cargas

 Robervan Leite, gerente geral da filial da Atlas em Salvador

Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) lançou, na tarde desta segunda-feira (5), o Canal Verde, um projeto inovador com o objetivo de agilizar o acompanhamento do fluxo de mercadorias em trânsito, graças à nova realidade de documentos fiscais eletrônicos. Durante o lançamento do projeto, que integra as ações do programa Sefaz On-line, seis empresas assinaram o termo de compromisso marcando a adesão à iniciativa.
O novo projeto permite o acompanhamento do fluxo de mercadorias em trânsito entre os estados conveniados - inicialmente Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Sergipe. No Canal Verde, são validadas as informações de 100% dos documentos fiscais transportados no veículo de carga, com redução do tempo de deslocamento. No percurso São Paulo-Salvador, a redução é de até 48 horas, conforme resultados obtidos a partir da etapa piloto, iniciada no final de 2014 com a participação da Atlas Transportes & Logística.
A iniciativa, que prevê englobar os modais rodoviário, aéreo, aquaviário e ferroviário, foi desenvolvida na Bahia, como projeto-piloto, e está sendo ampliada para mais três estados – Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Sergipe –, que já assinaram o protocolo de cooperação 51/2015 no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Juntos, esses estados formarão um corredor para o fluxo direto de mercadorias oriundas de todo o País, que passarão a ser monitoradas eletronicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário