quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Projeto de empresa alemã capacita em ventilação mecânica no HGRS

 
Foto divulgação SESAB

Pela primeira vez no Brasil, após percorrer a Índia e países europeus, um projeto da multinacional alemã Dräger, líder mundial em tecnologia médica e de segurança, capacita profissionais da área de saúde. Na Bahia, apenas duas unidades médicas foram escolhidas para sediar as atividades de treinamento em ventilação mecânica do Dräger Truck, projeto que tem este nome por serem as aulas ministradas em um caminhão adaptado: o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, que recebeu ontem o projeto, e o Hospital Geral Roberto Santos, onde a capacitação ocorre hoje (6) e amanhã (7).
A expectativa é que sejam capacitados, durante os dois dias, 240 profissionais de saúde, em especial médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, engenheiros clínicos, como explica Alessandro Magalhães, executivo de Vendas da Dräger Brasil. Profissionais de outros hospitais públicos também participam do treinamento no HGRS, divididos em quatro turmas diárias em curso teórico-prático com duas horas de duração. O projeto percorrerá 33 cidades brasileiras, em todas as regiões, e é voltado para hospitais públicos. O instrutor é o fisioterapeuta Daniel Dolci.
São equipamentos de ponta, a exemplo do novo respirador para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) "Savina 300", que tem válvula expiratória ativa e possui modo autoflow, que permite analisar resistência e complacência ciclo a ciclo (inspiração e expiração), ajustando automaticamente o fluxo respiratório do paciente. Ele também pode ser conectado ao capnógrafo, aparelho que monitora dióxido de carbono e gases anestésicos que são inalados pelo paciente durante cirurgias, para que os dados sejam fornecidos junto com os da ventilação mecânica em uma mesma tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário