domingo, 29 de novembro de 2015

Fenagro divulga a Bahia para todo Brasil


Agricultores e pecuaristas de todo o Brasil têm a oportunidade de conhecer de perto a excelência dos produtos da agropecuária da Bahia. As tecnologias para agronegócios e os animais criados em território baiano ficarão expostos até o dia 6 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, durante a 28ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), aberta oficialmente na tarde deste domingo (29), com a presença do governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e das duas filhas. Da cerimônia também participaram secretários estaduais, entre outras autoridades.
Segundo o governador, o momento é de apresentar resultados do trabalho dos produtores baianos e do investimento público. "A Bahia mostra sua força e diversidade em biomas. Mostra uma imensa qualidade no que produz", afirmou, pouco antes de visitar a feira, considerada a maior do Norte/Nordeste. .
Responsável por encerrar o calendário de feiras agropecuárias do País, a Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR). A feira também tem o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal, Bando do Brasil (BB) e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
Com o tema ‘Escassez de Recursos Hídricos’, a feira agropecuária deve atrair um grande volume de negócios. A expectativa é que, este ano, a movimentação financeira chegue em R$ 100 milhões. Da programação da Fenagro constam a exposição de cerca de seis mil animais, ciclos de palestras com participação de entidades do setor agropecuário, festival gastronômico com pratos preparados por alguns dos melhores chefs gourmets do Brasil, espaço cultural, com shows musicais, cursos de formação e capacitação, feira de adoção de pequenos animais, além de uma vasta programação infantil.
Nesta edição, também serão realizadas as exposições nacionais de Caprinos da Raça Anglo-Nubiana e Boer e ainda o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada da Raça Pampa. A Appaloosa será a raça homenageada no evento. Além disso, estão programados 16 leilões e ações para marcar os 120 anos da Secretaria da Agricultura (Seagri). Neste domingo, o governador também deu início às visitações ao estande de exposição fotográfica, com acervo de imagens históricas do setor agropecuário baiano.
A Seagri realiza outras ações, como a apresentação de algumas das principais cadeias produtivas do segmento agropecuário da Bahia. O público poderá acompanhar a demonstração do processo de transformação das matérias-primas em produto final e também adquirir artigos disponíveis para comercialização. Outra novidade será o Prato Fenagro, que consiste na oferta de refeições com carne do sol do interior da Bahia, acompanhadas de quatro complementos, em todos os restaurantes da feira. O prato, no valor de R$ 69,90, é recomendado para quatro pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário