Um total de 7.700 professores e coordenadores
pedagógicos efetivos da rede estadual de ensino se inscreveram no processo de
certificação que habilita os interessados à candidatura de dirigentes escolares.
Superando a eleição anterior, o número de interessados no processo de
certificação teve um aumento de 40%.
A prova de certificação acontece no dia 15 e é
uma exigência legal, estabelecida pelo Estatuto do Magistério do Estado da
Bahia, como forma de avaliar os conhecimentos do candidato sobre a função que
está pleiteando. A eleição para dirigentes acontece no dia 10 de dezembro, em
todas as 1.369 escolas estaduais.
“Fizemos uma previsão de 7 mil participantes,
tivemos um número de inscritos um pouco maior, mostrando que temos aí um
contingente da rede estadual bastante interessado e disposto a enfrentar esse
desafio importante que é gerir uma unidade escolar”, declarou o superintendente
de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado da
Bahia, José Sérgio Carvalho.
O superintendente também destaca a importância
da certificação. “Para além de uma exigência legal, a certificação é um processo
avaliativo que ajuda o gestor a identificar em quais áreas ele está com melhor
desempenho, como também vai nos dar possibilidade de direcionar sua capacitação
naquelas áreas em que ele apresentou maiores deficiências no processo de
certificação”.
Para participar do processo seletivo, o
interessado (professor ou coordenador pedagógico) deve ter licenciatura plena,
experiência docente de no mínimo dois anos na rede pública ou privada e deve
atender aos requisitos dispostos no Decreto Nº 16.385, de 26 de outubro de 2015.
As inscrições das chapas devem ser feitas de 2 a 5 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário