sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Empresas de ônibus de Salvador têm R$ 120 milhões de débitos trabalhistas

Resultado de imagem para foto de  onibus em salvador
Foto reprodução Google
 
Operação de fiscalização, que teve início em março de 2015, gerou 560 autos relacionados a infrações trabalhistas.
O Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transportes do Ministério do Trabalho e Previdência Social (Getrac) divulga, nesta sexta-feira (29/01), às 9h, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA), na Avenida Sete de Setembro, Mercês, os resultados da fiscalização realizada em empresas do setor de transporte coletivo de passageiros de Salvador.
A fiscalização analisou cinco anos de relação trabalhista de 22,5 mil trabalhadores com 24 empresas do setor. A análise identificou R$ 120 milhões em débitos de verbas trabalhistas e aplicou 560 autos de infração em função de diversas irregularidades. A ação começou em março de 2015 e foi finalizada este mês com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).na Bahia.
A análise apontou desrespeito a direitos trabalhistas, como excesso da jornada de trabalho, trabalhos aos domingos, descanso semanal remunerado não concedido, descumprimento na concessão de férias, vínculo empregatício irregular, dentre outros.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) conseguiram nesta no dia 4 de setembro do ano passado o acesso aos dados operacionais dos ônibus que operam a frota do transporte coletivo da capital baiana. Uma medida judicial foi necessária para que a o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) desse acesso à informações, solicitadas reiteradas vezes anteriormente.
Na época, procuradores e auditores do trabalho estiveram durante todo o dia na sede do Setps, na Avenida Dom João VI, em Brotas, onde funciona o Salvador Card, acompanhados de um oficial de Justiça e de uma equipe da Polícia Federal. O objetivo da operação foi cumprir o mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara do Trabalho de Salvador determinando ao acesso aos dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário