quarta-feira, 29 de junho de 2016

Alunos da rede estadual apresentam trabalhos na SBPC sediada no extremo sul

Estudantes da rede estadual apresentam trabalhos na SBPC sediada no Extremo Sul da Bahia


Os estudantes da rede estadual irão participar da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece desta sexta-feira (1º) ao dia 9 de julho, nas cidades de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. 
O evento é um dos principais fóruns voltados para a difusão de avanços científicos e de discussão sobre políticas públicas para a Ciência e Tecnologia no País e vai discutir o tema ‘Sustentabilidade, Tecnologia e Integração Social’. Acesse a programação completa no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
A abertura da SBPC Educação, em Teixeira de Freitas, será às 8h de sexta e prossegue até sábado (2), no Campus X, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). De 3 a 9 de julho, as demais ações do evento serão realizadas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro estará presente no evento e afirma que a SBPC é um grande estímulo os estudantes se envolverem ainda mais com a experimentação e a pesquisa científicas. 
“É muito importante o estudante poder apresentar o seu trabalho na SBPC. Acabar com aquela história que você só recebia experiências da SBPC vindas de cima para baixo. Agora, nós temos a experiência de sair da sala de aula para quem está iniciando. Isso demonstra como a economia criativa, como a oportunidade de abrir a sala de aula para a Ciência e, portanto, para a escola pública recepcionar essas etapas é fundamental para estabelecer novas relações”.
Segundo ainda Pinheiro, eventos como a SBPC “estimulam a vocação dos estudantes. Para nós, é uma experiência sem igual, e a demonstração clara de um material humano sem igual”. Samuel Marcelo Souza e Stephanie Araújo são alguns dos estudantes das escolas estaduais que irão apresentar trabalhos de iniciação científica na SBPC. Eles cursam a oficina ‘Embaixadores da Ciência, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, em Salvador. 
“O meu projeto é denominado de ‘Busca de exoplanetas através da análise de trânsito em luminosidade de estrelas’. Estou ansioso para apresentar o trabalho. Espero que o evento possa me proporcionar novos conhecimentos, além de me motivar ainda mais no estudo da Ciência, que tenho paixão e que quero estudar e seguir carreira”, diz Samuel. 
Stephanie afirma que vai socializar seu trabalho sobre ‘Análise da superfície de Marte: identificação e medida das características da região polar sul do planeta’. “Estou muito feliz porque é uma oportunidade única e a sensação de ter seu resumo aceito entre muitos outros é super gratificante”. 

A professora, Aidil Gonçalves Garcez, afirma que o interesse dos estudantes por estes projetos surgiu durante a oficina “Embaixadores da Ciência’, uma das oferecias pelo Centro Juvenil. “Eles tiveram a oportunidade de ter o seu primeiro contato com o fazer Ciência, onde atuaram como protagonistas na construção de um projeto de pesquisa e puderam interagir com conhecimentos astronômicos, que não são comumente estudados na escola formal”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário