quinta-feira, 30 de junho de 2016

Em Porto Seguro Rui entrega creche,UPA e quadras poliespotivas

Governador Rui Costa entrega Quadra Poliesportiva Coberta, no município de Porto Seguro
Foto divulgação Secom


Crianças, jovens e adolescentes de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, têm agora uma nova creche escola e duas quadras poliesportivas, construídas no bairro do Cambolo e na Praça do Trabalhador, e inauguradas nesta quinta-feira (30) pelo governador Rui Costa. Uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também foi inaugurada, em Arraial D’Ajuda, para atender os casos de urgência e emergência. Foram entregues ainda viaturas para oito municípios da região e autorizadas pavimentação de ruas de Arraial, além de 11 convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva, para o desenvolvimento socioambiental e das cadeias produtivas da pesca, aquicultura e bovinocultura.

O governador disse que tem um carinho especial por Porto Seguro. “Hoje, no dia da emancipação da cidade, eu completo a oitava vinda a Porto em um ano e meio de mandato. Estamos entregando a quarta creche, já entregamos cinco escolas e duas quadras cobertas. Nas escolas os jovens aprendem e desenvolvem sua capacidade de pensar, e com o esporte eles cuidam da saúde. Também inauguramos a UPA, importante para Porto Seguro, que vai ajudar a tirar os pacientes que não precisam estar nos hospitais. Quem está com febre, uma dor, não precisa ir para o hospital. Na UPA eles podem ser atendidos sete dias por semana, 24 horas por dia”. 

UPA

Txayuã Pataxó é de uma comunidade indígena que fica a menos de dez minutos de caminhada da UPA. “Para a gente é de fundamental importância porque somos carentes de um atendimento de qualidade. Quando precisamos, nós temos que atravessar a balsa e ir para a sede de Porto Seguro. Eu tenho certeza de que esse atendimento mais próximo vai ser muito importante para a nossa comunidade e também para a sociedade de Arraial”.

A UPA de Arraial D'Ajuda foi construída em parceria entre o Governo do Estado, com contrapartida da gestão municipal, e investimento de R$ 1,65 milhão. A unidade de porte Tipo 1 tem capacidade para realizar até 150 atendimentos diariamente, funcionando de domingo a domingo, prestando assistência a adultos e crianças no âmbito da rede de urgência e emergência.

A diretora da UPA, Luiza Vilas Novas, disse que toda a comunidade de Arraial será atendida. “A gente vai receber todo tipo de demanda, grávidas, crianças, adultos, índios. Estamos iniciando com 60 atendimentos dia, mas esperamos dobrar em breve. Temos sala para [atendimento a pacientes com] paradas cardiorrespiratórias, salas de curativo, eletrocardiograma, raio X, imunização e de triagem para classificação de risco. Estamos preparados para atender a população”.

Creche escola

A creche escola Balão Mágico, no bairro do Cambolo, vai matricular 300 crianças e funcionar em dois períodos, atendendo crianças de 3 a 6 anos, da Creche à Educação Infantil. Planejada para possibilitar o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, a creche possui ambientes equipados com brinquedoteca, anfiteatro, cozinha, refeitório, espaços ao ar livre para hortas e leitura de histórias, além de salas de aula com banheiro e áreas exclusivas de recreação. A nova creche irá abrigar também crianças que estudavam em outro espaço alugado no bairro.

Zenaide de Jesus Santos cuida dos netos Vitória, 6 anos, e Daniel, 4, que vão estudar na nova creche. “Ficou muito bom para mim porque eles não estavam conseguindo estudar, ficavam em casa, e a mãe deles trabalha em Belmonte outra cidade. Agora eu consegui a vaga, eles vão poder passar os dias aqui”.

Quadras poliesportivas

Os primeiros passes, os primeiros dribles e os primeiros gols já movimentaram as quadras poliesportivas do Cambolo e da Praça do Trabalhador. A estudante Daniela Rodrigues, 13 anos, afirma que as quadras não beneficiam somente os meninos. “A gente também joga bola, jogamos futebol, baleado e vôlei. Antes a gente só podia usar as quadras no colégio, mas não eram cobertas. Se chovesse ficávamos sem educação física. Agora está muito melhor, vamos nos dedicar também aos esportes”. 

Produtores rurais

Genivaldo Nascimento preside a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Milton Santos, onde trabalham 172 famílias, quase 900 pessoas. “Esse convênio do Bahia Produtiva para aquicultura e pesca traz qualidade de vida para os assentados porque vamos receber uma fábrica de gelo com capacidade mínima de oito mil quilos, um caminhão frigorífico, tanques redes, 30 tanques cavados, matrizes e o acompanhamento técnico da CAR. Só [em] não precisar comprar o gelo [nem] pagar pelo transporte do pescado já vai aumentar significativamente nossa renda”.

Do segmento de bovinocultura, Sidmar Souza, presidente da Associação Chico Mendes 2, diz que serão beneficiadas pelo convênio 65 famílias - cerca de 500 pessoas. “Esse convênio vai melhorar tanto a qualidade dos produtos à base de leite quanto do próprio leite. Vamos receber um kit de inseminação de primeira qualidade. Vai melhorar tanto para nós quanto para os consumidores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário