sexta-feira, 17 de junho de 2016

No Rio Grande do Sul: Estudante exigir Educação e jornalista faz jornalismo dá cadeia

matheus
 
 
Estudante exigir Educação e jornalista faz jornalismo dá cadeia aqui no Rio Grande do Sul.
Enquanto, nas ruas de Porto Alegre, o crime corre livre, leve e solto a Brigada Militar não dá trégua para quem se opõe ao governo do PMDB.  |Não conversa,  bate e manda prender.
O último episódio da série de truculências patrocinadas pelo governador Ivo Sartori, a desocupação da Secretaria da Fazenda do RS, ocupada por adolescentes secudaristass,  ontem, demonstra claramente que a ordem é prender e depois perguntar. O despreparo é total.
O estudantes exigem investimentos nas escolas sucateadas do Estado, mas não tem papo. Sentados no chão (vídeo no final) os adolescentes foram atacados com gás de pimenta e levados à força para o camburão.
As ocupações estão ocorrendo em várias escolas pelo Rio Grande afora.
Durante a ação da BM, 46 pessoas foram presas, das quais, 37 eram estudantes menores de idade. Foram liberados depois de 6 horas detidos.
O jornalista Matheus Chaparini, do Jornal Já de Porto Alegre, foi preso junto com os demais manifestantes.
“Pra mim, tu tá junto” disse o brigadiano.
 
Leia o relato do jornalista Matheus Chaparini que ficou detido no Presídio Central até as 2 da madruga de hoje.
“Quando chegou a Brigada, o comandante Marcus Vinicius deu uma pequena coletiva, ali eu entrevistei ele. Ele me conhece. Não lembro se falei meu nome, função e veículo, mas me identifiquei como jornalista e o entrevistei”
“Eu fiz um raciocínio lógico: qual é a pauta? A pauta é a ocupação da secretaria, então eu vou entrar na secretaria. Tem porta aberta? Tem”.
A Superintendência de Segurança Pública alegou que o jornalista não havia se identificado, conforme nota:
A prisão em flagrante foi efetuada porque, durante todo o tempo, ele estava dentro do prédio invadido, agindo como integrante do grupo militante que praticou a invasão.
O vídeo, no entanto, desmente a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário