A comunidade Quilombola Rio dos Macacos, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foi beneficiada com a entrega de 220 quilos de sementes de milho e feijão, como parte das ações do Programa Semeando, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf).
O programa torna acessível aos agricultores familiares material propagativo de qualidade reconhecida (sementes e mudas), priorizando os métodos de base agroecológica. Na safra inverno, que vai até o fim de agosto, a previsão é que sejam entregues um total de 710 mil quilos de sementes de milho e feijão.
Segundo o superintendente da Suaf, Marcelo Matos, o público prioritário do programa é formado pelos pequenos agricultores, incluindo quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais, principalmente aquelas famílias assistidas pelo Garantia-Safra.
“A seleção das famílias é feita por uma comissão municipal, composta por prefeitura, sindicatos, cooperativas e associações. Cada família recebe 10 quilos de sementes (cinco de feijão e cinco de milho). São atendidas especialmente as famílias que mais precisam”, explica o superintendente.
Na comunidade Rio dos Macacos, foram distribuídos 110 quilos de sementes de milho e 110 de feijão de corda. “O objetivo é aumentar a produtividade e a produção, gerando emprego, renda e inclusão social dos agricultores familiares”, destaca Marcelo Matos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário