sexta-feira, 22 de julho de 2016

Encontro sobre empreendedorismo mobiliza marisqueiras do Quilombo do Tororó no Subúrbio


m

Marisqueiras e quilombolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador participaram, na tarde desta quinta-feira (21), de um encontro sobre empreendedorismo e etnodesenvolvimento, como parte das mobilizações do Julho das Pretas e da Década Estadual Afrodescendente. A atividade foi realizada no Espaço Quilombo, em São Tomé de Paripe, como resultado da parceria das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Políticas para as Mulheres (SPM) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com a comunidade. 
A representante da Associação de Pescadores e Marisqueiras da região, Deise Souza, abordou as principais necessidades do segmento, na oportunidade, e destacou a importância do evento para a qualificação e o empoderamento das mulheres negras. “Somos empreendedoras, exercemos uma profissão que foi passada pela nossa ancestralidade, e precisamos fortalecer o trabalho que já vem sendo desenvolvido na área, com formação e solidariedade”.
Já a integrante da Comissão Estadual para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), vinculada à Sepromi, Maria de Fátima Teixeira, relatou as dificuldades cotidianas do ofício e pediu apoio dos órgãos públicos na articulação junto às empresas locais no que tange aos cuidados com o meio ambiente. “O nosso quilombo já foi rural, hoje é urbano, só nos restou o mangue, que está morrendo, mas mulher negra e quilombola é guerreira, não desiste fácil. Ainda acredito que vamos poder plantar novamente nas nossas roças. Não abriremos mão do que é nosso por direito. Temos que nos unir, todos que vivem do mar ou da terra”, convocou. 

A iniciativa também contou com o apoio dos demais órgãos públicos que integram o grupo de trabalho responsável pela construção do plano de ação da Década Estadual Afrodescendente. Segundo a chefe de gabinete da Sepromi, Fabya Reis, as contribuições da sociedade civil e do poder público serão sistematizadas no documento. As sugestões também podem ser enviadas por meio de formulário disponível no www.sepromi.ba.gov.br. Ela informou, ainda, do novo prazo de inscrições para o Edital Agosto da Igualdade, que termina no dia 15 do próximo mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário