quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Equipamentos garantem qualidade de vida no Subúrbio Ferroviário


Foto: Lucas Pondé - Ascom/CONDER


O Subúrbio Ferroviário de Salvador, região que sempre recebeu atenção especial da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), agora conta com a nova Praça 1º de Maio - parte da primeira etapa das obras de urbanização da Pista de Borda realizadas pelo Governo do Estado. 
A entrega do equipamento construído em São João do Cabrito ocorreu na última terça-feira (27) e contou com a participação de grupos culturais locais e técnicos das área social e de engenharia da Companhia.
Estudante de teatro, Gabriel Aquino, de 16 anos, resumiu em forma de poesia o desejo dos moradores, especialmente os mais novos. “Hoje a nossa comunidade passa por uma transformação social. Nós fazemos parte disso. Agora inauguramos mais um espaço belíssimo. Temos que cuidar do que é nosso por direito. Vamos cuidar do meio ambiente. Vamos cuidar do nosso ambiente. Eu vou cuidar de tudo que nos pertence. Que é nosso e ninguém vai tirar da gente. E você?”.
Ele conta que costuma ir sempre ao Parque São Bartolomeu, reserva ambiental que fica próxima da sua casa, e que foi completamente requalificada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Coube à Conder executar as obras de implantação de conjuntos habitacionais e diversos equipamentos, como a Creche Heroínas do Lar, o Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá, as Praças de Esportes em Rio Sena e Ilha Amarela, além do Centro de Referência, onde Gabriel aprendeu a fazer malabares e atualmente frequenta as aulas de teatro.
Ainda como parte da urbanização da Pista de Borda, que tem como objetivo garantir infraestrutura e evitar a ocupação por palafitas, como ocorreu nas últimas décadas, a Conder realiza outras obras em um trecho de dois quilômetros. Entre os serviços executados estão a pavimentação, a drenagem e a implantação de passeios com piso tátil, ciclovia e ainda a construção de equipamentos comunitários, como quadras, quiosques, parques infantis e equipamentos de ginástica. O investimento da ordem de R$ 13 milhões beneficia aproximadamente duas mil famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário