quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Igreja do Rosário dos Pretos lota na última terça-feira do ano



A última terça-feira do ano (27) levou baianos e turistas à igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, que ficou lotada para a missa dedicada a Santo Antônio de Categeró. Com cânticos católicos entoados pelo público e acompanhamento de instrumentos de percussão, a celebração católica é um dos ícones do turismo religioso na Bahia. As missas em louvor ao santo são celebradas todas as terças-feiras, sempre às 18h.

O dia foi de agradecer e pedir a intercessão do santo nascido na África, no final do século XV, para novas conquistas no próximo ano. Próximo ao altar, o secretário de Turismo do Estado, José Alves, acompanhou a missa ao lado do titular da pasta da Cultura, Jorge Portugal. “Esta celebração é única. Aqui se vê como a igreja valoriza a cultura afro-brasileira na música e na forma de acolher os visitantes e amigos da irmandade católica que tem 330 anos de história”, disse Alves após a celebração.

Além das orações, também chamam a atenção do público o ritmo das músicas e a liberdade para acompanhar a missa com palmas e dança. Um dos momentos mais esperados da celebração é o do ofertório, quando integrantes da irmandade do Rosário dos Pretos levam ao altar cestos com pães que serão abençoados pelo padre Lázaro Muniz e distribuídos para os mais necessitados. As dezenas de cestas preenchem a frente do altar e simbolizam a caridade dos irmãos do Rosário dos Pretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário