Os distritos de Valilândia e Tanquinho, no município de Valente, receberam na manhã desta quinta-feira (8), duas escolas de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que oferecem à população jovem a educação profissional agregada à educação do Ensino Médio. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que participou da inauguração, acredita que o fato de as escolas estarem no meio rural, não deve restringir o ensino técnico apenas à agricultura.
“É importante ofertar o acesso às novas técnicas. Estes meninos daqui também podem ter acesso a formação na área da robótica, da ciência da computação, por exemplo’’, afirmou o secretário, que ressaltou que durante a Virada Educacional, evento que aconteceu simultaneamente em diversas escolas do estado, com feira de ciências, inovação e empreendedorismo na terça-feira (6), muitos estudantes já demonstraram a capacidade de criação na área de tecnologia. “É a ciência também chegando à zona rural”, completou.
A estudante Evile Almeida, de 13 anos, campeã de matemática na Feira de Ciências, comemora por ter uma sede do Emitec em frente à casa onde mora. “É muito bom ter essa sede agora perto de casa, pois eu gastava muito tempo no trajeto pra escola e agora esse tempo pode ser aproveitado pra estudar e fazer outras atividades”.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, também presente na inauguração, acredita que o centro tecnológico pode ampliar a capacidade de produção da cadeia de leite na região. “Com a instalação de um centro de inovação e capacitação tecnológica no município aqui no interior do estado, tanto a população da sede quanto toda a região no entorno vai ser beneficiada. Jovens da região podem se capacitar para educação profissional voltada para a produção.
As escolas de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica tem cerca de 20 mil alunos em todo o estado. A partir de fevereiro, Valilandia é uma das primeiras sedes do Emitec a oferecer educação profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário