terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bahia lidera o maior número de cooperativas da região Nordeste

Com quase mil cooperativas, a Bahia concentra o maior número de organizações da região Nordeste e ocupa o sétimo lugar do Brasil. Esta é uma das conclusões do Estudo sobre o Perfil das Cooperativas Baianas, produzido pelo Observatório do Trabalho da Bahia, fruto de uma parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O trabalho, que utiliza como fonte estatística selecionada a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para o período 2006-2010 mostra a distribuição das cooperativas no estado, a especialidade e a atividade econômica de cada uma com foco na questão territorial e produtiva. Os dados de 2010 mostram que a Bahia tinha o registro de 997 cooperativas em funcionamento.
Ainda segundo o estudo, o número de cooperativas no país vem crescendo. Para o Nordeste e para a Bahia, esta trajetória seguiu de maneira peculiar, com crescimento intensivo de 2000 até 2003, e com leve tendência de queda a partir de então. No estado, o Território Metropolitano de Salvador está na liderança, com 297 cooperativas, seguido do Território Portal do Sertão (60) e do Território do Sisal (49).

Nenhum comentário:

Postar um comentário