O metrô de Salvador fez uma viagem de ida e volta na manhã desta
quinta-feira (5) nos aproximadamente quatro quilômetros que separam o
Acesso Norte, próximo à Rótula do Abacaxi, até a Estação Campo da
Pólvora. A experiência foi um teste realizado para que o governador
Jaques Wagner, empresários, jornalistas e autoridades conferissem de
perto o funcionamento do equipamento, que entra em operação assistida na
próxima quarta-feira (11).
“É uma alegria, uma sensação de dever cumprido. Salvador tem mais de três milhões de habitantes e o poder público tinha esta dívida de mais de 14 anos”, afirmou Wagner. Segundo ele, o contrato que passa o metrô para a responsabilidade do Estado foi assinado em 27 de maio de 2013. “Um ano depois, temos 7,7 quilômetros entrando em operação assistida, a partir do dia 11 de junho, com a presença da presidente Dilma. Até 2017, vamos completar 42 quilômetros e, em 2015, estaremos chegando a Pirajá e Águas Claras, com a linha dois”.
O governador disse ainda que os recursos para a linha dois, até Águas Claras, já estão assegurados. “O plano está pronto para transferirmos também a rodoviária para a Estação Águas Claras, fazendo um grande complexo, como existe em outras cidades, com ônibus interestaduais e intermunicipais, mais a estação urbana e o metrô. Este complexo, junto com as obras de mobilidade e as avenidas transversais, vai mudar a cara do trânsito de Salvador”. Segundo Wagner, as obras das avenidas transversais vão começar em julho, ligando as orlas do subúrbio e atlântica.
Na fase experimental, chamada de operação assistida, que será gratuita e seguirá até o mês de setembro deste ano, o metrô vai operar no trecho Lapa-Retiro (Lapa-Brotas-Campo da Pólvora - Acesso Norte - Retiro), com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 12 às 16h. Após esse período, o serviço será ampliado até chegar ao atendimento pleno, no dia 15 de setembro.
O período assistido servirá para que os soteropolitanos se familiarizem ao tão aguardado meio de transporte, além de permitir à concessionária CCR Metrô Bahia a realização dos últimos ajustes e garantir, em breve, o pleno funcionamento do serviço. Esta primeira fase segue até o mês de setembro. A capacidade máxima de passageiros por trem é de 200 passageiros sentados e 800 em pé.
De acordo com o diretor-presidente da empresa que opera o sistema, Harald Peter Zwetkoff, durante a operação assistida não será utilizada a capacidade plena e a velocidade também será reduzida, para haver mais segurança e tempo de fazer todos os ajustes. “Esperamos que até o dia 15 de setembro, quando começa a operação comercial, tudo esteja definido”.
“É uma alegria, uma sensação de dever cumprido. Salvador tem mais de três milhões de habitantes e o poder público tinha esta dívida de mais de 14 anos”, afirmou Wagner. Segundo ele, o contrato que passa o metrô para a responsabilidade do Estado foi assinado em 27 de maio de 2013. “Um ano depois, temos 7,7 quilômetros entrando em operação assistida, a partir do dia 11 de junho, com a presença da presidente Dilma. Até 2017, vamos completar 42 quilômetros e, em 2015, estaremos chegando a Pirajá e Águas Claras, com a linha dois”.
O governador disse ainda que os recursos para a linha dois, até Águas Claras, já estão assegurados. “O plano está pronto para transferirmos também a rodoviária para a Estação Águas Claras, fazendo um grande complexo, como existe em outras cidades, com ônibus interestaduais e intermunicipais, mais a estação urbana e o metrô. Este complexo, junto com as obras de mobilidade e as avenidas transversais, vai mudar a cara do trânsito de Salvador”. Segundo Wagner, as obras das avenidas transversais vão começar em julho, ligando as orlas do subúrbio e atlântica.
Na fase experimental, chamada de operação assistida, que será gratuita e seguirá até o mês de setembro deste ano, o metrô vai operar no trecho Lapa-Retiro (Lapa-Brotas-Campo da Pólvora - Acesso Norte - Retiro), com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 12 às 16h. Após esse período, o serviço será ampliado até chegar ao atendimento pleno, no dia 15 de setembro.
O período assistido servirá para que os soteropolitanos se familiarizem ao tão aguardado meio de transporte, além de permitir à concessionária CCR Metrô Bahia a realização dos últimos ajustes e garantir, em breve, o pleno funcionamento do serviço. Esta primeira fase segue até o mês de setembro. A capacidade máxima de passageiros por trem é de 200 passageiros sentados e 800 em pé.
De acordo com o diretor-presidente da empresa que opera o sistema, Harald Peter Zwetkoff, durante a operação assistida não será utilizada a capacidade plena e a velocidade também será reduzida, para haver mais segurança e tempo de fazer todos os ajustes. “Esperamos que até o dia 15 de setembro, quando começa a operação comercial, tudo esteja definido”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário