quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Chuvas colocam 12 bairros de SP em estado de calamidade pública


O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab colocou 12 bairros da capital em estado de calamidade nesta terça-feira (2). Eles fazem parte do distrito de Jardim Helena, que está alagado por causa das chuvas desde 8 de dezembro de 2009.
Os bairros são Jardim Romano, Chácara Três Meninas, Vila das Flores, Jardim São Martino, Jardim Novo Horizonte, Vila da Paz, Jardim Santa Margarida, Vila Seabra, Jardim Noêmia, Vila Aimoré, Vila Itaim e Jardim Pantanal.
O decreto determina que setores competentes adotem imediatamente “as providências atinentes à realização de obras, contratação de serviços e compras necessárias, em caráter emergencial, pelo período de 90 dias”, segundo a nota divulgada pela prefeitura.
Na quarta-feira passada, cerca de 50 moradores do Jardim Pantanal ocuparam a subprefeitura de São Miguel Paulista no começo da tarde desta quarta-feira (27). Os manifestantes protestam contra o alagamento na região. Segundo a assessoria da subprefeitura, os manifestantes reivindicavam a abertura das comportas da represa da Penha para que a água que inunda o Jardim Pantanal possa escoar.
De acordo com os últimos dados da prefeitura, mais de 5.000 famílias afetadas foram cadastradas pelo CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e 300 já foram transferidas para os conjuntos habitacionais.


Chuvas de janeiro


O mês de janeiro de 2010 ficou a menos de 1 milímetro do recorde histórico de volume de chuvas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até as 9h de domingo (31), foram registrados 480,5 milímetros de chuva na capital paulista, enquanto o recorde, de 1947, é de 481, 4 milímetros.

Apesar da chuva da tarde de domingo, o Instituto faz os cálculos do período de 24 horas, normalmente a partir das 9h do dia anterior. Neste caso, a chuva de domingo já será contabilizada neste mês.
De acordo com o Inmet , choveu todos os dias de janeiro de 2010. Desde o começo do verão, em 21 de dezembro, em apenas dois dias não foi registrada nenhuma precipitação pluviométrica. Janeiro de 2010 ficou com o posto do segundo mais chuvoso da história. A medição é feita desde 1943.

fonte: r7

Nenhum comentário:

Postar um comentário