segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Segurança Patrimonial é tema de seminário no Museu Carlos Costa Pinto

Localizado no Corredor da Vitória, o tradicional Museu Carlos Costa Pinto diversifica as atividades culturais neste fim do mês de agosto. O Museu, que recebe apoio do Fundo de Cultura do Estado através da Secretaria de Cultura (SecultBA) para dinamizar as ações continuadas, também recebeu apoio financeiro da SecultBA através da Diretoria de Museus (DIMUS) para a realização do seminário sobre Segurança Patrimonial, trazendo uma das mais importantes estudiosas no assunto, a especialista em museus, Alessandra Rosso.
"O apoio oferecido pela DIMUS para viabilizar a vinda da palestrante deste seminário foi uma forma de reconhecer a importância da iniciativa do Museu Carlos Costa Pinto. A segurança é um tema de relevância para todos os museus. Por isso, ao incentivar a ação que visa a melhoria das instituições museológicas do estado da Bahia como um todo, estamos fortalecendo o trabalho do Sistema Estadual de Museus, parte fundamental da política de museus implementada pela Secretaria de Cultura do Estado, através da DIMUS", afirma o diretor de Museus, Daniel Rangel.
“A proposta de realizar esse encontro é o cuidado com o patrimônio. É preciso conhecer e preservar coleções, patrimônio, edifícios patrimoniais contra qualquer dano que possa ocorrer. Essa palestra ensinará de forma prática e teórica como prevenir um acervo”, afirma a coordenadora cultural do Museu Carlos Costa Pinto, Lícia Greco.
O seminário é voltado para arquitetos, museólogos, historiadores, profissionais de museu, produtores, administradores, técnicos, seguranças de edifícios patrimoniais, entre outros. Os interessados devem se cadastrar na sede do museu e realizar a taxa de inscrição de R$ 50. O seminário acontecerá nos dias 25, 26 e 27 deste mês, das 9h às 17h, no auditório do Museu.
O público irá discutir sobre controle patrimonial, inventário, catalogação, digitalização, sistema de banco de dados, controle e segurança de acervos em reserva-técnica e em exposições temporárias; as nuances para as exposições de longa duração, considerando as questões de segurança – física, do mobiliário de armazenagem ou expográfico e de transporte, controle de acesso, manuseio, acondicionamento, entre outros assuntos. No último dia de evento, o público vai assistir a apresentação do Corpo de Bombeiros e da Brigada de Incêndio do Polo Petroquímico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário