segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sem salários funcionários dos CRAS do Subúrbio suspendem atendimento

Foto: Sergio Batista

Com mais de três meses sem receber salários funcionários do CRAS (Centro de Referencia Assistência Social) situado a Rua Almirante Marques de Leão no bairro de Fazenda Coutos Subúrbio de Salvador. Decidiram na manha desta segunda ferira (04), suspenderem o atendimento a população. Segundo Julinda Braga, coordenadora, a situação tornou se insuportável. Ela diz que não pode obrigar aos funcionários a virem  trabalhar sem receber seus salários eles atendem pessoas diariamente,que vem em busca da política de garantia de direitos. Como esses profissionais irão atender os usuários se seus direitos estão sendo ¨desrespeitados ¨ .
Os CRASs são unidades de execução dos serviços de proteção sociais básicos destinados à população em situação de vulnerabilidade social, em articulação com a rede socioassistencial.Com atendimentos que vai desde a acolhida e entrevistas; visitas domiciliares; concessão de benefícios eventuais como cesta básica, vale-transporte e fotos para documentação; elaboração do plano de ação de cada família; acompanhamento das famílias, com prioridade às beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda; busca ativa das famílias prioritárias nos serviços e articulação / encaminhamentos para a rede socioassistencial.
Alem da inscrição das famílias em programas sociais como ( Bolsa Família PETI, Projovem, Tarifa Social - Energia Elétrica, Carteira do Idoso - Transporte Interestadual). No Subúrbio existem cincos CRAS nesta situação, ( Lobato,Paripe,São Bartolomeu,Ilha de Maré, Fazenda Coutos )que por motivo de falta de pagamento também deixaram de atender uma população de quase 800 mil habitantes. As unidades estão sobre a responsabilidade da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão da prefeitura de Salvador, que ate o momento não se pronuciou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário