segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lideranças do Subúrbio discutiram demandas com Estado

Lideranças comunitárias de vários bairros da região suburbana estiveram reunidas na manha deste sábado (21), na Associação 8 de dezembro no bairro de Paripe, com representantes das secretarias de Educação, Cultura, Saúde, Ciência e Tecnologia, Conder e Sedes. O encontro foi mediado pela secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza através do secretario Carlos Brasileiros, tendo como objetivo debater demandas solicitadas pela população apresentadas por lideranças levantadas nas comunidades para melhorias da região. Os participantes foram devidos em grupos com representantes dos órgãos do governo, onde debateram os temas específicos e apresentados em plenária.

O grupo da educação apresentou uma proposta de criação de escolas profissionalizantes, um campus universitário e a construção de uma escola de ensino médio no bairro de Nova Constituinte, que já tem um parecer favorável da Conder através de solicitação da comunidade, relatado por Arnaldo Anselmo presidente da associação quilombo de Nova Constituinte coordenador do grupo.

Na infraestrutura foram cobrados intervenções do governo do estado na bacia do cobre para sua preservação, no rio paraguari, pois os esgotos do bairro de Periperi adjacência são lançados no rio sem nenhum tratamento. A reforma do centro de abastecimento de Paripe e a intervenção do estado, junto à prefeitura de Salvador na construção do centro de abastecimento de Periperi que esta parada, relatado pelo líder comunitário de Mirantes de Periperi Alberto Souza.
Mas nem tudo foi só proposta, Wilson Costa representante da Associação dos Moradores do Vale do Paraguari, que participava do grupo da educação cobrou ao secretario Carlos Brasileiro uma solução ao impasse da instalação do centro de inclusão digital no paraguari.
Segundo ele foi apresentado uma emenda de 350 mil pelo deputado federal Nelson Pelegrino (PT), para implantação do centro de inclusão digital na sede da associação, mobilizado a comunidade para reforma da estrutura faltando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação implantar o projeto. Resultado o projeto não foi implantado e a verba voltou para união revoltando toda comunidade. Brasileiro disse que todas as propostas, solicitação e denuncias ali apresentada iriam para os devidos órgãos analisados pelo corpo técnico e depois apresentadas os seus resultados em outra reunião pois muitas precisam de ser incorporadas no orçamento do governo para os próximos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário