sexta-feira, 3 de junho de 2011

Debate sobre reforma agrária movimenta centenas de jovens na UFBA

Foto Sergio Batista
 
A reforma agrária e a luta do socialismo no Brasil, foi tema de debate que movimentou centenas de jovens no auditório do PAF I (Pavilhão de Aulas da Universidade Federal da Bahia), no bairro de Ondina na noite desta quinta feira (02).O evento faz parte do ciclo de formação da juventude do PT da Bahia,que teve como palestrante João Pedro Stedile líder do Movimento dos Sem Terra (MST).Stedile,trouxe em sua¨ bagagem ¨ uma analise dos movimentos de reforma agrária pelo mundo começado pela França Rússia,Alemanha,Cuba, México,Bolívia Estados Unidos e Brasil. Diferenciando cada modelo de reforma agrária implantado em alguns países como popular,clássico e socialista.Bem humorado, contando fatos ocorrido em reunião entre o movimento e representantes da burguesia.
 
Para o coordenador MST o serio problema das esquerda é a organização e a formação da militância ,ela precisa encarar esse desafio de organizar como esquerda neste pais,jamais hegemonizado pela direita.pois classe trabalhadora precisa de mobilização com o numero maior de trabalhadores e não com o numero de deputados,criticando a dependência cada vez mais dos movimentos ao parlamento. Stedile disse que no Brasil se tenta implantar a reforma um pouco da reforma agrária clássica no tempo de Joaquim Nabuco. Sendo iniciado o processo de política assentamento nos governos passados, o que não é reforma agrária. João disse que a visão do MST é que no Brasil é necessário fazer uma reforma agrária popular, para isso é preciso o governo popular. Apesar das melhoras dos governos de Lula e Dilma no processo de reforma agrária o governo é de composição, sendo necessário o governo popular para implantação da reformar a agrária no Brasil.
Stedile ainda comentou sobre aprovação pela câmara do código florestal do qual o MST e contra da forma como foi relatada e aprovada, classificando como aberração para ele o pepino que o governo vai ter que descascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário