Fotos Sergio Batista
Pescadores de Periperi e Praia Grande bairros do Subúrbio Ferroviário de Salvador, celebraram na noite de quarta feira (29), na casa do pescador na praia de Praia Grande, a tradicional missa de São Pedro padroeiro dos pescadores.
A celebração foi conduzida pelo Padre Antonio Oliveira da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Periperi e da Irma Miraval Barreto comunidade São Francisco de Assis de Praia Grande.
O evento é organizado 24 anos pelos próprios pescadores com procissão pelas ruas do bairro e celebração de missa. Onde os trabalhadores do mar apresentam seus instrumentos de trabalho (rede, linha remo), como oferta a Deus, rezam pelos pescadores que já faleceram e perde proteção aos que estão no mar como o caso dos pescadores do Rio de Janeiro, que ficaram a deriva a mais de 20 dias, sendo resgatando em uma praia no litoral de Santa Catarina. Desmontado assim, as dificuldades dos profissionais no dia pela busca do seu sustento, mas revelando sobre tudo a sua resistência, fé e vontade viver no momento de adversidade, encontrado por cada pescador.
Característica ao qual Cristo em chegou a séculos chamando assim para seres ¨pescadores de alma¨ como relatado por padre Oliveira na celebração. Cantado a musica símbolo dos pescadores, Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer. Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer (Dorival Caymmi), os pescadores distribuíram pão e mingau aos presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário