A agricultura familiar é uma das principais atividades desenvolvidas em São Francisco do Conde. Cerca de 400 produtores rurais estão cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAAP) e são beneficiados por ações contínuas de incentivo, distribuição de mudas e assistência técnica. Só no mês de março deste ano foram distribuídos 800 quilos de sementes de milho para 260 famílias. Além disso, a Prefeitura promoveu a aração com tratores de uma área de mais de 57 hectares, deixando o solo em condições adequadas para o plantio, beneficiando famílias de agricultores de Jabequara das Flores, Vencimento, Madruga, Coroado, Caípe, Santa Elisa, Gurugé, Muribeca, São Bento, Campinas e Roseira.
Para o desempenho de parte das atividades a SEMAAP conta com a parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Em conjunto, os dois órgãos atuam na capacitação e treinamento dos produtores. Como aconteceu no mês de julho, com o curso Agroecologia, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo da EBDA, Daniel Rebouças Dourado. No curso os agricultores locais tomaram conhecimento, com aulas teóricas e práticas, das técnicas naturais utilizadas no combate a pragas.
Entre as ações desenvolvidas pela SEMAAP destaca-se a distribuição de mudas frutíferas, como parte do Programa Pomares Domésticos, também em parceria com a EBDA. Este ano foram distribuídas mudas de mudas de caju, graviola, acerola, pitanga, açaí e cupuaçu e os produtores receberam orientações de técnicos da secretaria sobre como manejar e fazer o plantio de cada muda. Entre os técnicos estão engenheiros agrônomos e administradores de agronegócios que atendem os produtores mensalmente e estão sempre à disposição na SEMAAP.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca também estimula a produção de alimentos para a merenda escolar da rede municipal de ensino. Segundo o titular da SEMAAP, Wellington Marcula de Oliveira, o programa atende à lei federal que determina que no mínimo 30% da verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser destinados a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar.
“Em cumprimento à Lei, a Secretaria Municipal da Educação destina mais de R$ 100.000,00 para a compra desses produtos num período de seis meses”, informa Wellington Marcula. Atualmente a aquisição é feita junto aos agricultores familiares cadastrados na Associação dos Moradores de Jabequara das Flores. Graças a este programa, o cardápio da merenda escolar das escolas municipais e creches de São Francisco do Conde inclui banana, mandioca, abacaxi, abóbora, aipim, alface, hortaliças, manga, mamão e maracujá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário