Foto Sérgio Batista
O Partido dos Trabalhadores da Bahia, reuniu neste sábado (05), no Hotel Marazul, na Barra, membros do Diretório Estadual, prefeitos, deputados, vereadores e convidados, com o objetivo de discutir, aprofundar e definir pautas importantes para o crescimento político e eleitoral do partido, com vistas às eleições municipais.
Na ocasião, foi feito um analise do momento político do Brasil,Bahia e de Salvador , da definição de estratégias a serem implementadas, construção das táticas para 2012, resoluções sobre as alianças, candidaturas e possíveis prévias.
Na mesa de abertura da reunião compondo a mesa o governador Jaques Wagner e o ex- ministro do governo Lula e membro do diretório nacional Jose Dirceu deram o tom dos discursos para uma platéia cheia de militantes, vereadores prefeitos, deputados estaduais, federais e membros do diretório.
Dentre os assuntos que permearam as falas, um consenso pode ser observado: “O foco principal do partido é ganhar as eleições municipais”, frase compactuada por cada orador, presente no local.
A política do PT, em todo Brasil, é de conquistar o maior número de prefeituras, portando, a construção de alianças também foi um dos pontos centrais dos discursos. Na Bahia, a meta do partido é conquistar 300 prefeituras e, segundo o governador Jaques Wagner, o partido não pode perder o foco e a centralidade do projeto petista. “o nosso horizonte é das municipalidades do nosso projeto”, afirmou o governador que enfatizou ainda o papel importante da maneira de governar da Bahia e do Brasil: “nosso modo de governar tem que ser a manutenção de melhorias sociais e dar segmento a estas políticas de melhorias”, pontuou.
O dirigente nacional, José Dirceu, falou sobre os avanços do governo petista e fez uma breve explanação do momento político do País, afirmando que o Brasil tem vivido um momento de sucesso e conseguiu superar a pressão da maioria conservadora que o governava, criando a Comissão da Verdade. “Isso é um grande avanço, que possibilita que a sociedade conheça os crimes da época da ditadura. O avanço do País depende dos governantes e dos segmentos sociais”, defendeu.
Ainda sobre o cenário político, José Dirceu, afirmou que o partido tem condições de crescer ainda mais. “Nossas conquistas, a homogeneidade do nosso projeto e a clareza de nossas ações tem deixado a oposição dividida”.
Na avaliação do presidente estadual, Jonas Paulo, o PT saiu fortalecido e consciente do seu papel de liderança e da responsabilidade de partilhar com os aliados a condução dos processos, pois, segundo ele, o principal desafio do partido é transformar a Bahia no maior estado governado pelo PT. “Já temos 80 prefeitos e a Bahia já mostrou que é o centro operacional da política do Brasil, desde a vitória da presidente Dilma. Somos o quarto colégio eleitoral, o quinto estado em PIB, a Bahia é um real centro de referências, e devemos construir o processo com unidade interna, muito entendimento e principalmente com as alianças”, garantiu Jonas Paulo.
Informações ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário