sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Bahia : Beneficiários do Bolsa Família serão qualificados



Desenhista, eletricista industrial, recepcionista, camareira, auxiliar de web designer, agente de informações turísticas, caldeireiro naval, agricultor familiar, modelista, sushiman, maquiador, vendedor, porteiro e vigia. Esses são apenas alguns dos cursos que serão oferecidos na Bahia para 32,8 mil beneficiários de programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Família, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), até o final de 2012. A ação vai contemplar no estado 13 cidades com população acima de 100 mil habitantes.
Na terça-feira (6), aconteceu a reunião de pactuação de vagas, no auditório do Serpro, na Avenida Paralela, com a presença de representantes dos governos estadual, federal e municipais. O Pronatec, mobilizado na Bahia pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), é desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e visa ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de incremento da formação e qualificação.
Podem participar os beneficiários titulares ou dependentes de programas de transferência de renda, com idade entre 18 e 59 anos. Não há limite por família. “O Governo do Estado será parceiro, ajudará na coordenação do Pronatec, mas os municípios precisam se empenhar, fazer dessa oportunidade uma missão para incentivar os seus cidadãos extremamente pobres a conquistar a sua emancipação e gerar a própria renda”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Carlos Brasileiro.
A assessora do MDS, Jaqueline Paz, afirmou que os municípios contemplados precisam se comprometer para que o programa dê certo, pois ele “ajudará as pessoas que mais precisam e não conseguem andar sozinhas, capacitando-as, ofertando políticas públicas e mudando a realidade delas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário