Pela terceira vez em sete anos de seu pontificado, o papa Bento 16 celebra, na noite deste sábado, a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 22h locais (19h de Brasília), duas horas antes do normal.
A medida visa evitar o cansaço de Bento 16, 84, devido à sua idade, e porque ele terá de estar à frente dos ritos de Natal neste domingo.
Em uma noite chuvosa e fria no Vaticano, o papa celebra a missa na qual a igreja lembra o nascimento de Jesus.
Bento 16 chegou ao templo no papamóvel, o qual já vem utilizando nos últimos meses para se deslocar pela Basílica, evitando esforços físicos. Ele foi recebido com aplausos pelos milhares de fiéis que várias horas antes já enchiam o templo.
O rito começou com um momento de preparação, em silêncio e recolhimento, seguido das calendas, antigo texto que anuncia o nascimento de Cristo, que foi cantado ao princípio da missa, em latim, por um cantor da Capela Sistina.
Junto ao altar maior, da Confissão, foi colocado um menino Jesus e uma estátua de Nossa Senhora de Montserrat, que foi dada pelo ex-presidente brasileiro João Goulart a Paulo 6º quando foi escolhido papa, em 1963.
A estátua é brasileira, do século 18, e representa a Virgem de Montserrat pintada em ouro com policromia original e prata dourada.
Informações Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário