No próximo domingo, dia 4, será realizada a escolha dos novos conselheiros tutelares de Salvador. Aberta a toda população, a eleição terá início às 8h e será encerrada às 17h, com exceção das zonas eleitorais localizadas em Ilha de Maré, que funcionarão das 7h às 16h. Os eleitores deverão se encaminhar para o local de votação da sua zona e seção discriminados no título eleitoral, podendo votar em até cinco candidatos. O processo está sendo fiscalizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia.
No subúrbio ferroviário as três zonais 4º,15º e a 20º, terão urna eletrônicas, cedida pelo TRE, nas seguintes escolas, Carlos Bairro no bairro de Paripe que corresponde a 4º, em Praia Grande na Escola Municipal Professora Agripiniano de Barros, 4º e 15º em Plataforma Colégio Estadual Democrático Bertoldo Cirilo Reis 15ª e a Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda no Lobato correspondendo a 20º
Somente poderá votar quem apresentar o título de eleitor, em conjunto com um dos seguintes documentos comprobatórios: registro geral de identidade, carteira de identidade militar, carteira do Conselho de Classe, carteira nacional de habilitação ou carteira de Trabalho e Previdência Social. Os documentos serão aceitos apenas se originais, em perfeito estado de conservação e emitido nos últimos 10 anos. O eleitor que não portar o título poderá votar caso o nome conste no arquivo eletrônico fornecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apresentando um dos documentos de identificação.
Os conselheiros tutelares trabalham para garantir que as leis de atendimento à população infanto-juvenil sejam cumpridas, prevenindo situações que ponham em risco os direitos das crianças e adolescentes e reafirmando as políticas de inclusão. Qualquer pessoa pode concorrer ao cargo, desde que seja maior de 21 anos, ter reconhecida idoneidade moral e residir no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário