O ano de 2011 foi marcado por inúmeras conquistas e avanços no Atendimento Socioeducativo realizado pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Entre eles, destacam-se a inauguração da nova Case Zilda Arns, em Feira de Santana, ampliando para quatro o número de unidades de internação na Bahia e a realização da 1ª Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa da Bahia e do Brasil, que resultou na eleição de 15 educandos para a 2ª Conferência Estadual de Juventude e, nesta, dois para a 2ª Conferência Nacional de Juventude. Ambas as ações destacaram a Bahia como estado pioneiro. Primeiro, a Case Zilda Arns por ser uma unidade modelo em todo o país, atendendo todas as normativas, nos âmbitos estrutural e organizacional, determinadas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). E a segunda, refere-se à participação inédita e o protagonismo dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nos espaços de debates sobre Políticas Públicas de Juventude.
Além dessas, outras ações se destacaram em 2011, a exemplo do lançamento do Projeto de Capacitação Continuada Escola do SINASE e a realização do seu 1ª Seminário Anual, debatendo diversos temas do Atendimento Socioeducativo, com a presença de especialistas de todo o Brasil. Assim como, a elaboração da Proposta Pedagógica, do Plano Estadual Socioeducativo e o Regimento Interno da Fundac, três documentos institucionais de extrema importância para a efetiva e eficaz execução das atividades da Fundação. E também a elaboração do Projeto de Demolição e Construção da Nova Case Salvador e a busca, pelo secretário de Desenvolvimento Social e a diretora da Fundac, por parcerias e recursos para a realização da obra que irá superar todos os problemas causados pela velha unidade, construída em 1978.
Também foi um ano de muitas e importantes atividades como: a 2ª Mostra de Talentos, na qual funcionários da Fundac se apresentam nas mais variadas expressões artísticas; o VII Festival de Artes da Fundac (Fundart) que apresenta as produções artísticas desenvolvidas pelos adolescentes dentro das unidades; a Jornada Pedagógica; e a passagem, na Case Salvador, dos Símbolos da Jornada Mundial de Juventude (JMJ) que peregrina em todo o Brasil e América Latina até 2013 quando acontece o encontro no Rio de Janeiro.
Em 2011, a Fundac esteve em diversos espaços de debates para a implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), assim como, a presença em debates e ações de promoção e defesa dos Direitos Humanos, dos direitos da criança e do adolescente e de Políticas Públicas de Juventude. Conseguiu inserir em 2011 muitos dos adolescentes em cumprimento de medida e egressos em cursos profissionalizantes, capacitações e estágios, a exemplo do Tribunal de Justiça, SENAI e Odebrecht.
Para 2012 muitas são as metas da Fundac. Além da capacitação dos funcionários e ampliação das unidades – prevista com a inauguração da nova Case Camaçari e novas unidades de semiliberdade em todo o Estado – um dos principais objetivos é o aperfeiçoamento do processo de reinserção dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, contribuindo efetivamente e qualitativamente para a diminuição do número de reincidência de jovens em conflito com a Lei na Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário