Nesta sexta-feira (28), durante o Encontro de Prefeitos e Candidatos Majoritários do Partido dos Trabalhadores da tendência interna Democracia Socialista (DS), o deputado estadual Yulo Oiticica (PT) oficializará a sua ida para a DS. A solenidade reunirá prefeitos, vereadores e lideranças no Hotel Bahia Sol, a partir das 9h, em Salvador.
A articulação política do deputado com o governador, Jaques Wagner, o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, o senador, Walter Pinheiro, e o ministro de Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, fez com que o parlamentar ingressasse na DS, depois de dois anos e meio independente no partido.
“A DS é uma corrente que tem conduzido junto ao Partido dos Trabalhadores e o governo estadual a travessia de uma Bahia que era marcada pela perseguição política e pela incapacidade de garantir, no mínimo direitos sociais, para um Estado do republicanismo nas relações capazes de pagar a dívida histórica quanto a garantia dos direitos sociais”, ressalta Yulo.
O deputado Yulo é o atual líder da Bancada do PT e o deputado petista com o maior número de legislatura consecutivas, estando no quarto mandato. Também foi líder da Bancada do PT na primeira vitória do governador Jaques Wagner. O deputado Yulo tem o seu mandato pautado na defesa dos direitos humanos, presidiu a Comissão durante cinco ano, além de hoje presidir as Frentes Parlamentares de Juventude e Assistência Social.
Democracia Socialista: é uma organização política marxista brasileira de tradição trotskista que existiu como agrupamento político independente até 1986, quando se transforma em tendência política interna ao Partido dos Trabalhadores. A DS atualmente é a segunda maior tendência interna do PT. Surgiu principalmente através do Movimento Estudantil no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Em seguida, obteve a construção de um braço sindical, que hoje tem destaque no movimento dos bancários, dos trabalhadores da educação juventude e dos metalúrgicos. A atuação que também seguida no estado da Bahia.
Atualmente a corrente constrói a sua intervenção no movimento estudantil através do movimento denominado Kizomba e ocupa ainda na UNE as secretarias de Mulheres, de Meio Ambiente, de Políticas Educacionais e de Combate ao Racismo. A DS ainda tem forte presença no movimento feminista através da Marcha Mundial das Mulheres.
Estarei lá e serei DS também junto com o companheiro.
ResponderExcluir