terça-feira, 17 de junho de 2014

Sedur e IAB lançam concurso para solução de arquitetura em favelas de Salvador

Governo da Bahia - por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) - lança nesta quarta-feira (18) o Concurso Público Nacional de Ideias para Solução Estrutural de Arquitetura e Urbanismo para Assentamentos Subnormais (Favelas) em Salvador. O Projeto Piloto do programa Bairro da Gente será realizado na Baixinha de Santo Antônio, no bairro de São Gonçalo do Retiro. O concurso será realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA) e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Clique aqui para fazer a inscrição.
O objetivo é selecionar um projeto urbanístico que seja aplicado, inicialmente, na Baixinha de São Gonçalo e que se torne um piloto a ser utilizado como referência em outras áreas da capital baiana onde residem as populações mais pobres ou desprovidas de infraestrutura. Uma das premissas principais é a criação de projetos que atendam às necessidades reais da população, considerando suas peculiaridades e com a participação da comunidade em todas as etapas, tanto em Salvador quanto em outros municípios da Região Metropolitana.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro, este é um projeto que deve ser inovador, privilegiando a acessibilidade e a possibilidade da presença do Estado na prestação de serviços públicos. “Deve-se conceber e planejar uma solução estrutural urbanística em favelas criando as condições físicas para a transformação, no mesmo local e com as mesmas famílias, em bairros populares dignos. O desafio, urbanístico, social e econômico – principalmente da estruturação do projeto – é imenso e talvez, pela magnitude, seja um esforço de mais de uma geração”, observa o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário