sábado, 28 de março de 2015

Bahia cresce 10 vezes mais que o País


Resultado de imagem para foto da economia baiana
Foto: Google

A Bahia cresceu apenas 1,5% em 2014, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-Seplan). Os responsáveis pelo crescimento são os setores de Serviço e Agropecuária, com alta de 1,8% e 12,5% respectivamente. Já a Industria é a grande culpada pelo destaque negativo do PIB baiano do ano passado, com -1,9%, impulsionado pela retração nas atividades da construção civil(-3,3%) e indústria da transformação (-2,9%).
Em relação ao PIB nacional divulgado com crescimento de apenas 0,1%, a menor taxa dos últimos cinco anos, o Produto Interno Bruto da Bahia teve um desempenho dez vezes mais. 
No setor agropecuário, o bom desempenho se deve a expansão na produção física das principais culturas do estado, como: Milho (38,1%), algodão (25,8%) e café(24,2%). “Passamos por um longo período de seca, no último trimestre no ano passado isso mudou, as chuvas vieram e o controle de pragas ajudou bastante, o Agronegócio sempre é um bom impulsionador, é um bem de consumo, as pessoas precisam daquilo,” explicou o diretor de Indicadores e estatísticas do SEI, Gustavo Pessoti.
Ainda segundo Pessoti, o seguimento deve crescer 25% a mais e, 2015 se comparado ao ano passado. “Se fossemos fazer uma estimativa, só nesses primeiro trimestre de 2015, já podemos considerar um aumento de 25% a mais no setor agrícola em comparação a 2014, se isso acontecer, a safra de grãos na Bahia será recorde, o agronegócio deve seguir impulsionando a economia do estado,” contou.
Já o bom desempenho do setor de serviços está ligado ao crescimento de suas principais funções no estado. As atividades de Alojamento e Alimentação (4,9%) e transportes (3,8%) registraram os maiores aumentos.
“Principalmente ao que diz respeito ao transporte aéreo, cada vez mais as companhias fazem promoções e as pessoas utilizam esse tipo de transporte para se locomover. O turismo interno está bastante quente, principalmente com a alta do dólar, a população brasileira cada dia que passa alimenta uma preferência por viajar dentro do próprio país,” disse o diretor de Indicadores e estatísticas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.
A indústria baiana registrou queda em todos os trimestres de 2014 e encerra o ano com um déficit de 1,9%. Estudos do IBGE apontam queda em sete dos doze segmentos , com destaque para Veiculos automotores; Equipamentos de informática e produtos eletrônicos e metalurgia. Entretanto, é da construção civil o maior saldo negativo, nem mesmo as diversas obras públicas observadas no estado garantiram seu crescimento.

Informações:Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário