quarta-feira, 8 de julho de 2015

Governos se unem para desenvolvimento do Quilombo Rio dos Macacos

Resultado de imagem para foto do Quilombo Rio dos Macacos
Foto reprodução Google

Uma comitiva do governo federal esteve na Bahia, nesta terça-feira (7) para articular ações que beneficiem o Quilombo Rio dos Macacos, localizado na Base Naval de Aratu, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo da agenda, segundo a representante da Secretaria Geral da Presidência da República (SG-PR), Érika Borges, é “unir esforços dos governos federal, estadual e municipal para que um conjunto de serviços e políticas públicas chegue a essa comunidade tradicional”.
A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, acompanhou a comitiva. No período da manhã houve reuniões com o diretor-geral e a chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Wellington Oliveira e Cibele Carvalho, respectivamente, e com o prefeito de Simões Filho, José Eduardo Mendonça de Alencar, no seu gabinete.
Na ocasião, foram discutidos, entre outros assuntos, os processos para construção de duas estradas na região. A obra tem o objetivo de melhorar o acesso da comunidade a escolas e postos de saúde. De acordo com Érika, o governo federal está realizando os procedimentos finais para regularização da área, com 104 hectares destinados ao quilombo, e enviará uma equipe multidisciplinar, na próxima semana, para organização do espaço territorial em conjunto com os moradores.
Durante a tarde, a coordenadora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais da Sepromi, Fabya Reis, participou de reunião com os representantes do governo federal e lideranças da comunidade. A União tem construído um plano de ações, nesse âmbito, envolvendo a participação de diversos ministérios, inclusive o da Defesa, que tem à frente o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário