terça-feira, 4 de agosto de 2015

Aplicativos ampliam acesso à informação de serviços publicos


Aplicativos do SINEBAHIA
Foto Secom

Com o aplicativo SineBahia, a oportunidade de emprego pode estar na palma da mão. Lançado em novembro de 2014, o programa disponível gratuitamente para dispositivos Android tem sido uma das principais alternativas para quem busca chance no mercado de trabalho. O APP oferece diversas funcionalidades, entre elas, informações sobre vagas, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da opção de fazer habilitação ao Seguro-Desemprego.
O aplicativo, que também contempla o trabalhador autônomo, oferece informações sobre o SineBahia-Patra, o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e o conteúdo do portal do empreendedor individual. Para as empresas, o APP possibilita disponibilizar vagas, enviar declaração para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), verificar currículo de trabalhador e enviar demanda por cursos para qualificação profissional.
“O [aplicativo do] SineBahia é mais uma ferramenta que pretende aproximar o trabalhador daquilo que nós oferecemos. É um espaço que está disponível também para os empresários e para o profissional autônomo. O nosso interesse é garantir maior [inserção] de pessoas qualificadas pelo mercado de trabalho”, explica o gerente da Unidade Central do SineBahia, Helber Pacheco.
Diariamente cerca de mil pessoas procuram o serviço de intermediação de mão-de-obra nas 120 unidades espalhadas pelo estado. Desde a criação, o SineBahia já encaminhou mais de um milhão de profissionais ao mercado de trabalho, e 460 mil tiveram o emprego garantido. Desempregado há dois meses, Paulo Leal resolveu disputar uma das vagas ofertadas. De casa, por meio do aplicativo, ele pôde conferir as opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário