quarta-feira, 30 de março de 2016

Conder discute requalificação do Comércio e Calçada com empresários

Empresários dos bairros do Comércio e da Calçada, na Cidade Baixa, em Salvador, se reuniram na manhã desta quarta-feira (30), na sede da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dirca), no Pelourinho, para a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO) da requalificação urbana da região. Na ocasião, a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur), esclareceu aos lojistas e representantes de instituições da área os principais pontos das intervenções que serão realizadas em 55 ruas dos dois bairros.
A obra integra o Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado, para a recuperação de vias e calçadas em mais de 250 ruas do Centro Antigo de Salvador. A requalificação urbana do Comércio e da Calçada corresponde ao lote 1 do projeto, que conta com mais quatro lotes. “Estamos promovendo melhorias na acessibilidade, criando faixa de serviços para colocação de lixeiras, postes e, assim, deixar o percurso livre para os pedestres, além da implantação de rampas e piso tátil”, explicou o técnico da equipe de Engenharia da Conder, Raul Chagas Neto.
Um dos questionamentos levantados pelo grupo da CAO foi com relação aos alagamentos, que ocorrem em alguns trechos da região, prejudicando a circulação de pessoas e veículos. O grupo também recebeu esclarecimentos sobre este ponto e as soluções que serão executadas para a recuperação da drenagem. “Estamos atentos também à questão dos cruzamentos existentes na área do Comércio. Nosso projeto é elaborado de forma que os pontos de interseção tenham harmonia”, disse o técnico.
Para empresário da região há 54 anos, Santiago Coelho, a obra é importante pelo aspecto da melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana e também por proporcionar a recuperação do patrimônio histórico. “O Comércio é uma área tradicional da cidade, que nunca foi contemplada com uma intervenção desse porte. Essa intervenção irá beneficiar não só aos lojistas, mas a cidade como um todo”. Segundo ele, a CAO é um espaço, onde quem vive o dia a dia da região pode sugerir ideias para a sua melhoria.
O Projeto Pelas Ruas é dividido em cinco lotes, totalizando 267 vias, onde estão sendo investidos R$ 124 milhões, numa parceria com o governo federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II) Pavimentação. Atualmente, a Conder executa obras em três frentes, que compreendem os bairros da Saúde, parte do Santo Antônio Além do Carmo, Comércio, Dois de Julho e Conceição da Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário