quarta-feira, 30 de março de 2016

Ouvidoria nos Bairros chega pela primeira vez à Ilha dos Frades

Ilha de Paramana recebe a Ouvidoria Geral do Estado
Pela primeira vez desde o início do projeto, a Ouvidoria nos Bairros deixou o centro de Salvador para acompanhar de perto as demandas de moradores da Ilha dos Frades. Nesta quarta-feira (30), a ação itinerante ouviu reclamações, denúncias e elogios dos habitantes de Paramana e Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos-os-Santos.
Os encontros entre representantes do Governo do Estado e as comunidades aconteceram no Centro Comunitário e na Colônia Z3, onde os cidadãos foram orientados sobre como prestar ocorrências e solicitar intervenções da administração pública em problemas do cotidiano.
A ação, mais uma vez, reforçou a divulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada pelo governo federal em 2012 e pelo Governo do Estado em 2013. O objetivo do projeto Ouvidoria nos Bairros, iniciado em 2015, é ampliar a participação social e a promoção da transparência da gestão pública. A iniciativa também visa aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre seus direitos, funcionando como mecanismo de defesa da democracia.
"A atividade da Ouvidoria está sendo muito importante do ponto de vista estratégico para as ações do Governo do Estado. Somente no ano passado, 47 mil ocorrências foram registradas e conseguimos responder 98% delas com a solução do problema. Estamos ouvindo o pessoal e entendendo os principais dramas vividos. Isso aproxima a gestão pública da população e proporciona o atendimento pleno das demandas", afirma o ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica.
A marisqueira Merita da Silva, 62 anos, acompanhou a apresentação da Ouvidoria ao lado dos conterrâneos e aproveitou a oportunidade para fazer uma denúncia. A ocorrência foi registrada em um dos guichês montados no Centro Comunitário de Paramana. A trabalhadora reclamou da falta de saneamento básico no local. "Nós ainda temos que utilizar a fossa. Quando enche, somos obrigados a procurar um outro lugar para fazer nossas necessidades. Isso é constrangedor”.

A também marisqueira Noêmia Santiago, 49, soube utilizar o canal de comunicação para lutar por melhorias. Entre as reclamações da marisqueira estavam as recorrentes quedas de energia e problemas na oferta de serviços de saúde. "A gente está tendo a oportunidade de expressão, dizer o que precisa ser melhorado. Isso é importante para que a situação mude", ressalta.

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