terça-feira, 28 de junho de 2016

Alunos do Topa recebem óculos como parte do processo de ensino e aprendizagem

Alfabetizandos do Topa recebem óculos como parte do processo de ensino e aprendizagem


Proporcionar melhor visão às pessoas beneficiadas pelo programa Todos Pela Alfabetização (Topa), contribuindo no processo de ensino e de aprendizagem. Com este objetivo, 73 alunos receberam gratuitamente, nesta terça-feira (28), óculos de grau no Colégio Estadual Polivalente, em Paulo Afonso, município situado no Vale do São Francisco. A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab), por meio do programa ‘Saúde Sem Fronteiras’.

Segundo a coordenadora geral do Topa na Bahia, Elenir Alves, a parceria acontece desde 2008 e é muito importante para os alfabetizandos. “Entendemos que as consultas oftalmológicas, cirurgias e o fornecimento de óculos são ações pedagógicas que vão, além da saúde, pois os nossos alunos têm [idade] acima de 45 anos e a maioria necessita do uso de óculos para aprender a ler e escrever”.
De acordo com a supervisora do Topa da região de Paulo Afonso, Érika Feitoza, antes da entrega dos óculos os estudantes passam por avaliações médicas para diagnosticar possíveis problemas de visão. “Muitos deles sentiam dificuldades para enxergar letras, números e imagens e, agora, com o uso dos óculos, vão melhorar o rendimento escolar. Isso vai refletir diretamente no aprendizado”.
Desenvolvido desde 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o governo federal, o Topa já possibilitou que mais de 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam estudar na idade regular, fossem alfabetizados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário