quarta-feira, 20 de julho de 2016

Arqueólogos acompanham requalificação urbana no Centro Histórico


Pouca gente sabe, mas as obras de infraestrutura realizadas pelo Governo do Estado na área do Centro Histórico de Salvador estão sendo acompanhadas por uma equipe de arqueólogos, como uma forma de preservar o patrimônio histórico da região. O trabalho faz parte do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, que está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A atividade vem sendo desenvolvida por etapas, iniciando com a pesquisa histórica para coleta de dados existentes sobre as ruas que serão requalificadas. “Antes do início das obras é necessário fazer um diagnóstico arqueológico da região. Uma das primeiras etapas é a coleta de informações nas bibliotecas, arquivos, entre outras instituições. Os profissionais utilizam metodologia e técnicas para transformar as descobertas em conhecimento sobre o passado”, explica a superintendente de Planejamento da Diretoria do Centro Antigo de Salvador, da Conder, Tânia Barros.

O projeto de pavimentação e requalificação urbana da Rua Chile e seu entorno abrange a recuperação de vias, calçadas e a retirada de fiação aérea. A tradicional rua também será contemplada com uma nova estrutura subterrânea, por onde passarão as redes de gás, telefonia e internet. O trabalho está sendo acompanhado por uma equipe de arqueólogos.

“As obras de infraestrutura no Centro Antigo de Salvador representam o resgate dessa área histórica da cidade, da autoestima dos seus moradores e o fortalecimento da economia local. A Rua Chile é um símbolo para os baianos. Não só abriga importantes edificações, mas é o retrato da capital baiana da década de 1940”, ressalta o diretor do Centro Antigo de Salvador, da Conder.

Com um investimento de R$ 4,5 milhões, o Governo vai recuperar 7,9 quilômetros de pavimento e 8,9 quilômetros de passeios, além da requalificação também das ruas das Vassouras, da Misericórdia, Guedes de Brito, Padre Vieira, da Ajuda e José Gonçalves, no entorno da Chile. A iniciativa integra o Projeto Pelas Ruas, em que estão sendo investidos R$ 124 milhões na melhoria de infraestrutura urbana em mais de 260 ruas do Centro Antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário