Com a visita da equipe técnica da Secretaria da Educação ao Complexo Integrado de Educação, antigo Colégio Estadual Amélia Amado, o Governo do Estado iniciou, nesta quarta-feira (20), a implantação do Campus Integrado de Educação Básica, em Itabuna, na região sul. O complexo vai abranger ainda o Colégio Estadual de Itabuna, o Centro Juvenil de Ciência e Cultura e o Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II, reunindo estas unidades escolares com projetos pedagógicos articulados e a ideia de compartilhamento de equipamentos, projetos, profissionais e espaços de convivência.
O assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica, Robson Costa, da secretaria, destacou os benefícios da iniciativa. "Vamos realizar uma integração estrutural e pedagógica, que irá possibilitar o compartilhamento do conhecimento e dos espaços físicos. Também é importante ressaltar que cada unidade escolar continuará a manter sua identidade, porém, contribuindo com suas especificidades para o crescimento de todos".
Robson também esclarece que a implantação possui três etapas. “Nesta primeira fase vamos realizar visitas e reuniões para promover a melhor forma de realizarmos essa integração. Ainda este ano, já pretendemos realizar as primeiras intervenções físicas e definir a inserção pedagógica. O objetivo ainda é atrair parcerias com as escolas municipais, como na área de esportes".
O Campus Integrado está sendo articulado pela Secretaria da Educação, em parceria com as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O Campus também envolverá as universidades estaduais - de Santa Cruz ((Uesc), do Estado da Bahia (Uneb), de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste (Uesb) - e federais, entre outras instituições. Além de Itabuna, neste primeiro momento, Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), será a outra cidade beneficiada com a iniciatvia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário