O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) entregou os certificados do curso de capacitação a 350 mototaxistas de Salvador, que participaram de 30 horas de aulas teóricas e práticas sobre legislação, gestão de risco sobre duas rodas, transporte de pessoas, ética e cidadania.
“O curso foi todo desenvolvido em torno da preservação da vida. As turmas se mostraram muito comprometidas com a atividade e, com certeza, eles deixam a sala de aula com outra consciência sobre a responsabilidade no trânsito. De 2015 para cá, já capacitamos 775 mototaxistas. Ainda neste semestre, vamos atender mais 600”, disse o diretor-geral do órgão, Lúcio Gomes.
Durante a cerimônia, na quinta-feira (7), no auditório de Detran, em Salvador, o presidente do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindimoto), Henrique Baltazar, ressaltou o empenho do órgão na qualificação da categoria. “O departamento forneceu todo material didático e aulas gratuitas para os nossos associados, que, a partir de agora, vão oferecer um serviço de qualidade. A capacitação também se constitui em um passo muito importante para a regulamentação da profissão”.
Para o vice-presidente da Associação dos Profissionais Mototaxistas (Apms), Bruno Gomes, o curso trouxe uma nova perspectiva sobre o trânsito e a valorização da vida. “Não tinha a consciência de que o meu dever era promover a segurança dos passageiros. De 1998 a 2001, pilotava sem habilitação e não enxergava os riscos, até me envolver em um acidente. A partir dali, procurei estar de acordo com a lei. Hoje, cuido dos meus clientes como se fossem a minha família e esse curso reforçou ainda mais esse sentimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário