quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Defensoria Púbica absolve Luiza Mahin em Júri Popular após 181 anos da Revolta dos Malês

 
Evento inaugurou a série Júri Simulado - Releitura do Direito na História e reuniu estudantes de Direito e de História, assim como militantes do movimento negro.
"Sim, sou um negro de cor. Meu irmão de minha cor. O que te peço é luta sim. Luta mais! Que a luta está no fim". Foi assim, entoando as palavras de Wilson Simonal, que o defensor público Maurício Saporito, no papel de Juiz, profe...riu a sentença que absolveu Luiza Mahin, em Júri Simulado organizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia - DPE/BA, pelas acusações de conspiração contra a Coroa Portuguesa, em 1835.
O evento, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, no Teatro da Uneb, inaugurou o projeto piloto Júri Simulado - Releitura do Direito na História, uma série pensada pela Defensoria Pública com a proposta de garantir o resgate dos direitos de personagens da história popular que, à época, não puderam exercer a prerrogativa de todo acusado: o contraditório e a ampla defesa efetiva.
Interpretada pela atriz do Bando Teatro Olodum, Valdinéia Soriano, Luiza Mahin, sob o olhar ansioso e atento de 200 espectadores, foi levada a júri popular (escolhido por sorteio entre os presentes), e conseguiu, após 18 décadas da Revolta dos Malês, a absolvição por unanimidade dos jurados de todas as acusações. A sua defesa foi assegurada de forma emocionante pelo defensor público Raul Palmeira, em contraponto a uma acusação marcada pelo racismo da época, interpretada com maestria pela defensora pública Soraia Ramos. Ao defensor público e subcoordenador da Especializada Criminal e Execução Penal Maurício Saporito, coube o papel de juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário