quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Ainda falta muito mas é bom começo: Topa supera número de atendimento a analfabetos em 75 municípios




Programa Todos pela Alfabetização (Topa) tem alcançado dados surpreendentes na alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas com mais de 15 anos na Bahia. Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado desde 2007, o programa registrou um número de atendimento (matrícula) a analfabetos maior do que o apontado pelo Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 75 municípios. 

No município de Jaguaquara, na região sudoeste, por exemplo, o Censo 2010 registrava a existência de 9.756 analfabetos. Levantamento do Topa, feito entre 2011 e 2014, mostra que o programa atendeu a 27.608 pessoas, representando 17.852 a mais do que o apontado pelo Censo 2010. 

Para a coordenadora-geral do Topa, Elenir Alves, este resultado demonstra a eficácia do programa, que chega aos municípios por meio de parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Ministério da Educação (MEC), as prefeituras e entidades dos movimentos social e sindical. 

“Um diferencial do Topa está em monitorar e acompanhar os resultados das ações nos municípios que atuamos. Foi a partir desta análise que chegamos a 75 municípios onde o atendimento realizado foi superior ao número de analfabetos apontado pelo Censo. Isso demonstra a eficácia da ação que, em 2017, chegará à décima etapa”, afirma a coordenadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário