
Foto Ascom/CONDER
Dois meses após a visita do governador Rui Costa à Rua São Jose, região onde cresceu no bairro da Liberdade, para autorizar a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) a iniciar a obra de contenção da encosta, o cenário está completamente modificado. A rotina no local é marcada pelo movimento constante de caçambas, máquinas e operários, responsáveis pelo trabalho que vai garantir a estabilização de um paredão de aproximadamente 45 metros de altura e 500 metros de extensão.
Aos poucos, as lembranças da tragédia que ceifou quatro vidas, após os deslizamentos de terra registrados durante as fortes chuvas que castigaram Salvador, em 2015, vão dando lugar a esperança em viver dias melhores e mais tranquilos. Quem acompanha o processo desde o início é o líder comunitário Givanildo da Paixão, que destaca a expectativa de quem vive na região. “Desde o acidente, era um sonho pra gente ver essa obra acontecendo. Vai dar segurança para quem mora na parte baixa. Como temos muitos desempregados, também será uma boa oportunidade de trabalho.”
De acordo com o superintendente da Diretoria de Habitação e Urbanização Integrada da Conder, Cláudio Torres, o investimento de R$ 20 milhões do Ministério da Integração Nacional para a Rua São José é o maior dentro do programa realizado pelo Governo do Estado. Mais cinco encostas em Salvador e três em Candeias, que também tiveram ocorrências de deslizamentos, serão contempladas com obras de contenção. O superintendente lembra ainda que mais R$ 156 milhões foram captados junto ao Ministério das Cidades para a execução de serviços em outras 98 áreas de risco alto ou muito alto e complementados por contrapartida estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário