terça-feira, 7 de julho de 2020

Dallagnol se nega a compartilhar dados da Lava Jato e compara Aras a um banqueiro




Do
Conversa Afiada

O procurador-chefe da força tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, decidiu enfrentar o procurador-geral da República, Augusto Aras, e indicou que não compartilhará os dados da Lava Jato com o chefe. Segundo ele, “quando as informações são sigilosas, há regras para o acesso”.
"O acesso pela PGR só é legítimo nos termos das leis e decisões judiciais. Foi nesses termos que compartilhamos informações e provas dezenas de vezes nos últimos anos com a PGR e vários órgãos, mas nunca houve um pedido de acesso indiscriminado como agora", disse Dallagnol em entrevista à Folha de S.Paulo.
Para Deltan, "as decisões judiciais existentes não autorizam que seja dado acesso a todo o material e ainda condicionam o compartilhamento à indicação dos inquéritos e processos que serão alimentados com as provas. A PGR não indicou os procedimentos que justificam o acesso, por isso as forças-tarefas do Rio e São Paulo também se recusaram a cumprir o pedido".
"Do mesmo modo, o chefe da Receita Federal não tem o direito de ver o Imposto de Renda de um certo contribuinte, e o banqueiro não deve acessar os detalhes dos gastos de um correntista, sem justificativa. Quando as informações são sigilosas, há regras para o acesso", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário