domingo, 12 de julho de 2020

Por que a Venezuela apresenta o menor número de contágio de Covid-19 do continente?



Do
Fórum 

As ruas de Caracas estão esvaziadas. Os supermercados e farmácias atendem um número limitado de pessoas por vez. As filas são feitas com distanciamento. Os restaurantes estão abertos, mas a comida é para levar. O metrô funciona apenas para os trabalhadores dos setores essenciais e a fiscalização é rigorosa. O uso de máscara é obrigatório e nas ruas cerca de 90% dos venezuelanos cumprem essa norma.
Esse é o cenário na Venezuela desde o dia 16 de março, quando o país entrou em quarentena. Essa semana as medidas estão ainda mais rigorosas que nas três semanas anteriores. Isso porque o governo decretou quarentena rigorosa, depois que os casos de coronavírus começaram a subir. Nos últimos oito dias passaram de 5.832 para 8.065. As mortes subiram de 50 para 75.
Segundo avaliação do governo venezuelano o número é alto, já que o país passou a apresentar em média 300 novos casos por dia. Nos meses anteriores esse número estava abaixo de 100. No entanto, a Venezuela continua apresentando índice de contágio bem abaixo de seus países vizinhos: Brasil e Colômbia.
Os números apresentados pelo governo venezuelano foram questionados por políticos da oposição, que afirmam que o presidente Nicolás Maduro está escondendo dados. Porém, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde e Universidade Johns Hopkins (Maryland, EUA) validaram as estatísticas venezuelanas e afirmam que não há motivos para questioná-las. Os kits dos testes de covid-19 utilizados não são descartados depois de aplicados nos pacientes, pois esse material é enviado á OMS. Dessa forma o organismo também mantém o controle sobre as estatísticas.
Mas, o que fez a Venezuela de diferente para apresentar esse número reduzido de casos covid? Qual é o segredo desse país? Segundo especialistas, o fato de decretar quarentena logo no início na crise e adotar o uso obrigatório de máscaras foram medidas que tiveram impacto significativo no controle do contágio.
A primeira medida tomada contra o covid-19 foi no dia 15 de março, dois dias depois de detectar o primeiro caso: o governo decretou estado de emergência e quarentena em sete estados. Dois dias depois determinou quarentena nacional, sendo o primeiro país da América Latina a adotar essa estratégia de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário