Cerca de 200 estudantes do curso de História do campus V da Uneb de Santo Antônio de Jesus vão entrar no nono semestre sem perspectivas de formação. Segundo o estudante Lucas Aguiar, presidente do Diretório Acadêmico, os problemas enfrentados pela Uneb vão desde a falta de professores até as péssimas condições físicas. “Das 35 disciplinas estamos sem 14 professores desde o ano passado, o que acaba atrasando a formação dos alunos”, lamentou.
De acordo com o estudante, 90% dos alunos do curso de História do campus V moram em cidades vizinhas. Por conta disso, são os maiores prejudicados. “Eles têm despesas. Alguns moram em Santo Antônio e outros vão todos os dias para estudar. São despesas diversas e, com a demora de conclusão do curso, elas acabam se prolongando”, ressaltou.
Ainda segundo o presidente do DA, o governo do Estado é o culpado por esses problemas. “A criação do decreto 12.583 tirou a autonomia das universidades estaduais, bloqueando os direitos dos docentes e prejudicando o funcionamento das atividades acadêmicas. Lucas Aguiar é aluno do IX semestre do curso de História, e, segundo ele, os alunos vão intensificar as mobilizações para pressionar o governo a atender as demandas das universidades. “Já fizemos manifestações em Santo Antônio e estamos hoje (ontem) aqui em Salvador, apoiando o movimento. “A minha turma, por exemplo, era para se formar no ano passado. Agora, nem sabemos quando vamos terminar o curso”, lamentou. (Cristina Pita)
Nenhum comentário:
Postar um comentário