quarta-feira, 23 de março de 2011

UPA 24 horas: Pronta mas,sem funcionar

A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador localizada no bairro de Escada no antigo prédio que abrigava o almoxarifado do Banco do Estado da Bahia (BANEB) no subúrbio ferroviário esta pronta, mas, porém ¨fechada¨ . A UPA 24 horas que é um projeto do governo federal, sendo a primeira construída na capital baiana, através da parceria publica privada (PP), entre a prefeitura de Salvador e a faculdade Dom Pedro II.
A unidade, já esta pronta há espera da assinatura do contrato de prestação de serviço com a Secretaria de Saúde do Município e a Instituição, para prestar, atendimento de baixa e media complexidade e urgência, a comunidade soteropolitana. É o que diz o líder comunitário Marcos Antonio que segundo ele houve uma divergência entre a secretaria e faculdade em relação ao valor do contrato,impedido assim o funcionamento da unidade.
A UPA 24 horas contara com consultórios de pediatria, laboratório de analises clinicas, salas de traumatologia, de estabilização de pacientes graves, aparelho de ultra-sonografia, 30 leitos adulto e infantil, além de sala de espera.
Inicialmente a unidade atendera cerca de 500 pessoas diariamente, das comunidades de Escada, Terezinha, Itacaranha, Praia Grande. A UPA tem a intenção de estender o atendimento a todo região, pois a demanda do subúrbio é grande. Constatado na falta de médicos, funcionários e equipamentos nos postos de saúde, que é precária agravando ainda mais a situação do sistema de saúde na região. Necessitando de uma estrutura intermediaria que possa prestar atendimento de qualidade à comunidade, principalmente os usuários do SUS.

Um comentário:

  1. gostaria de saber quando vai inaugurar essa upa, como vai ser o processo seletivo, pois fiz a prova e estou aguardando anciosa pelo resultado, nao nos derao nenhuma explicaçao.quero muito fazer parte desse progeto espero que nao seja mas uma estrategia politica e fique sem funcionar, como o metro..

    ResponderExcluir