sexta-feira, 24 de junho de 2011

O PT é o que tem mais responsabilidade sobre a reforma política, diz Dirceu

O ex-ministro, ex-presidente e atual dirigente nacional do PT, José Dirceu discursou no Encontro das Macros realizado no sábado (18) para um plenário lotado, com cerca de 2 mil pessoas. Dirceu abordou vários assuntos polêmicos, como reformas política e tributária, denúncias envolvendo o partido e a mídia, mas foi ao elogiar a militância petista que o público vibrou.
"A nossa militância é a voz e a garganta do partido. Sem nossos vereadores, prefeitos, deputados, sem luta social, sem as alianças com movimentos, não teríamos essa força, esse motor que fez com que o Brasil chegasse onde está. Esse grande encontro mostra que o partido está vivo, que pulsa e que é mantido pela militância. A mídia sempre faz questão de dizer que o PT não tem mais militantes e que só faz eleições profissionais, mas se isso fosse verdade, nem o Lula e nem a Dilma teriam sido eleitos", afirmou ele.
No Encontro das Macros, o ex-ministro José Dirceu afirmou que o Partido dos Trabalhadores precisa fazer um grande esforço político em torno da reforma política, por ser a sigla com maior responsabilidade nas mudanças do sistema político brasileiro. "Em 2005, fomos vítimas desse modelo político que está aí. O meu sentimento sobre a estrutura política brasileira é que esse sistema vai cair. Se não mudarmos esse modelo será derrubado pelo povo, por protestos populares. Temos também a responsabilidade de transformar e denunciar quem quer mudar para pior, com distrito, por exemplo" .
Dirceu também defende a reforma tributária, como mais uma ferramenta para promover o desenvolvimento econômico do país. "Fazendo essa mudança, vamos reduzir custos, uso da energia, água, redução de custos de transporte. Tudo isso aumenta a produtividade da economia e, consequentemente, os salários".
O petista reafirmou que o partido e a militância devem dar sustentação ao Governo Dilma, contribuindo nos rumos e estratégias. "Nosso Programa de Governo existe e foi reafirmado na nova gestão petista. Estamos em uma conjuntura favorável, temos experiência. São quase 32 anos de PT e nove anos de governo federal".
Ressaltou, em seu discurso, o quanto o Brasil se desenvolveu no Governo Lula e prossegue neste início do Governo da presidenta Dilma. "O Brasil já é investidor em vários países. Nunca, nosso país esteve em um momento econômico tão bom".
Sobre denúncias envolvendo gestões petistas e o governo, Dirceu disse que tudo deve ser investigado e comprovado, mas que o PT não deve permitir que se faça uso político. "Eu já fui vitima de violação de direitos e do uso político de denúncias".
"Vocês sabem que tínhamos um grande problema com a juventude brasileira, a falta de oportunidades. Desde o Governo Lula, tivemos milhões de novos empregos criados. Investimentos em saneamento, educação, lazer, cultura, esporte significam novas oportunidades e esperança para os nossos jovens".
"Ao contrário deles [PSDB], nós não temos uma mídia que nos apóie e sim oposicionista. Não podemos permitir que os veículos de comunicação pautem e definam os rumos das nossas gestões e ações".
Dirceu pontuou como prioridade a disputa cada vez mais ampla e democrática pela informação, com o projeto nacional de banda larga e fortalecimento da blogosfera. "Eles [mídia] querem manter o monopólio da informação, já que informação é poder político. Eles não querem que a internet e os blogs se desenvolvam".



Nenhum comentário:

Postar um comentário