sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A marca do Carlismo na Bahia: Estado terá de pagar R$10 milhões por reprimir manifestação nos 500 Anos do Brasil


O Estado da Bahia foi condenado a pagar R$ 10 milhões de indenização por ter reprimido uma manifestação durante as comemorações pelos 500 anos do Brasil, há doze anos, no dia 22 de abril de 2000, em Porto Seguro. Nos governos do ex-presidente Fernando Henrique (PSDB), do ex- governador Cesar Borges (PFL) aliado de ACM. A sentença da Justiça Federal em Eunápolis foi divulgada nesta sexta-feira (31) pelo Ministério Público Federal (MPF).
O protesto de diversos índios, integrantes do movimento negro, estudantes e outros cidadãos foi considerado como pacífico pela Justiça. O grupo seguia da enseada de Coroa Vermelha, há cerca de 20 Km de Porto Seguro, para o Centro Histórico da cidade para expor a visão dos manifestantes sobre o significado dos 500 anos de descobrimento do país.
Apesar de não portarem armas e carregarem apenas faixas, bandeiras e panfletos, bem antes do local dos festejos oficiais os manifestantes foram surpreendidos por uma barreira policial que impediu o prosseguimento da marcha com uso de bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha.
O episódio, que repercutiu nacional e internacionalmente na mídia, marcou as comemorações pelos 500 anos do Brasil principalmente pela forma violenta e desproporcional que a Polícia Militar dissolveu a

Nenhum comentário:

Postar um comentário