segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Base Comunitária de Fazenda Coutos comemora troca de faixa de karatecas

 
Futuros esportistas da comunidade de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, deram mais um passo na busca pelo sucesso. Na manhã deste sábado (8), 28 crianças e adolescentes, integrantes do projeto Karatê do Saber - iniciativa criada por policiais militares da Base Comunitária de Segurança que ensina as técnicas da arte marcial oriental a crianças em vulnerabilidade social – trocaram de faixa. Aplicado pela Federação de Karatê Interestilos da Bahia (FKI-BA), o exame Dangai também foi assistido por familiares dos alunos, moradores da região, no Colégio Santo Antônio das Malvinas, vizinho à BCS.
Há três anos, os soldados e faixas pretas Renan Santos e Alisson Guimarães tocam o projeto, que beneficia 90 jovens. Divididos em quatro turmas, os alunos recebem os ensinamentos da arte marcial duas vezes por semana. O vice-presidente da FKI-BA, Dorival Daniel elogiou a iniciativa e destacou a adesão cada vez maior de jovens da comunidade. “É uma trabalho muito bonito, que modifica a vida de uma criança. Através do karatê elas aprendem sobre disciplina, respeito ao próximo e incentivo ao crescimento e aos estudos”.
Para a subcomandante da BCS de Fazenda Coutos, a subtenente Ariana Espírito Santo, a atividade não beneficia apenas os jovens ligados ao projeto. “Por meio dele, conseguimos nos aproximar da comunidade, a família participa, os amigos também. Há uma mobilização muito bonita que fortalece a integração da comunidade e os policiais, com o objetivo de dar um futuro vitorioso a esses jovens”.
Mesmo com a falta de patrocínio, os atletas conseguem disputar campeonatos e seguir na busca de premiações. Segundo a subtenente, além dos soldados, apenas os pequenos comerciantes locais se mobilizam para reunir fundos que permitam as inscrições dos esportistas em competições que, na maioria das vezes, são pagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário