terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Moradores do Bairro da Paz têm acesso a exames de saúde



Dicelma Santos, dona de casa e seu filho Tales.
Foto: Secom


Até o próximo sábado (9), cerca de 60 mil moradores do Bairro da Paz poderão aproveitar a presença da Unidade Móvel de Saúde Modesto Jacobino para fazer exames gratuitos de cardiologia, urologia, pediatria e ginecologia. O ônibus adaptado para o atendimento está localizado ao lado da Base Comunitária de Segurança do bairro. A iniciativa é do Programa Pacto pela Vida, que tem como objetivo aproximar a polícia das comunidades e levar serviços essenciais para a população.
Para a aspirante a oficial da Polícia Militar e responsável pela Base Comunitária, Letícia Mercês, “essa aproximação é importante porque é um serviço de utilidade pública. São comunidades que têm dificuldades de acesso à saúde, não têm condição de pagar planos privados, e a gente consegue garantir que as famílias recebam os serviços essenciais”.
A coordenadora do serviço e assistente social, Celi Borges, diz que, para serem atendidos, os moradores precisam apenas levar o documento de identificação. “Nós teremos uma média de 50 atendimentos diários até o próximo sábado. Vai depender da demanda e da demora. Tem exames que são mais rápidos, outros mais demorados, mas as pessoas podem vir, não é preciso marcar antecipadamente”.
A diarista Dilcemar dos Santos, 34 anos, que mora perto de onde a unidade móvel de saúde está instalada, aproveitou a oportunidade e também levou o filho Tales, de dez meses, para ser atendido. “Já fiz exame do coração, que é bem difícil achar. A gente tem que marcar fora do bairro. Agora trouxe Tales para o pediatra, que também tem no posto, mas aqui é mais rápido, a fila é menor, facilita a vida da gente. Todas as vezes que o carro vem eu aproveito a oportunidade. O atendimento foi ótimo, rápido e eficaz”.
A iniciativa beneficia crianças, jovens, adultos e idosos, como dona Agda Sacramento, que está prestes a completar 69 anos. “Esse trabalho é uma maravilha porque acordar de madrugada, ir para o posto e não conseguir é ruim. Com essa unidade aqui melhora bastante, é muito bom”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário