segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Unidade de Inclusão Socioprodutiva do Suburbio sera inaugurada nesta quarta(01)

Ascom Sedes
O Subúrbio Ferroviário será a próxima região contemplada com uma Unidade de Inclusão Socioprodutiva (Unis) do programa Vida Melhor, em Salvador. A inauguração acontece nesta quarta-feira (01), a partir das 11, no bairro de Periperi. O núcleo contará com 30 agentes de desenvolvimento e cinco consultores, que atuarão no fomento a pequenos empreendimentos da economia informal na região. Na oportunidade, também serão entregues equipamentos para ambulantes, catadores e para redes de cozinha comunitária.
A unidade terá capacidade para atender inicialmente a dois mil empreendimentos informais. Localizada na Rua Santa Luzia, nº 39, em Periperi, a Unis vai proporcionar assistência técnica continuada, microcrédito assistido, qualificação, apoio para a comercialização dos produtos e serviços e até mesmo equipamentos e insumos. O programa vai contemplar ambulantes e arranjos produtivos de alimentação (Cozinheiras), costura, reciclagem e agricultura urbana.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que coordena o Vida Melhor na área urbana, pretende implantar 30 Unidades de Inclusão Socioprodutiva no estado. De acordo com o secretário Carlos Brasileiro, as próximas Unis serão instaladas no Complexo Nordeste de Amaralina, Metropolitana 1 (Lauro de Freitas) e Feira de Santana. Os agentes escolhidos pertencem às comunidades onde as Unidades serão instaladas. São preferencialmente jovens, com ensino médio completo, conhecimento em informática e oriundos de famílias do Cadastro Único (CadÚnico).
Equipamentos - A Inauguração no Subúrbio Ferroviário será antecedida pela entrega de equipamentos para 14 cooperativas e grupos de catadores, envolvendo 700 famílias, que irão receber fardamento, luvas, botas e carrinhos para ampliar a capacidade de trabalho de cada um deles. Para as cooperativas, estarão sendo disponibilizados prensas, empilhadeiras, esteiras e outros equipamentos.
O programa Vida Melhor proporciona um conjunto de estratégias, que envolve diversas secretarias, como Agricultura (Seagri), Trabalho, Emprego e Renda (Setre), além da Sedes, com coordenação da Casa Civil do Governo. No Subúrbio, o trabalho está sendo desenvolvido também com a parceria da Conder, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).



Nenhum comentário:

Postar um comentário